segunda-feira, 2 de abril de 2012

Magazine “The Light Pours Out of Me”

Banda originária de Manchester, John McGeoch e Howard Devoto formam os Magazine em 1977, após este último abandonar os Buzzcocks. Devoto resolveu apostar num novo ambiente sonoro, inserindo algum experimentalismo ao post-punk.
Barry Adamson (baixo), Bob Dickinson (teclados) e Martin Jackson (bateria), complementam a banda, conseguindo depois assinar o contracto pela Virgin. Deram o seu primeiro espectáculo ao vivo no último trimestre de 77, na cidade de Manchester, lançando depois no inicio de 78 o primeiro single – “Shot by Both Sides” – produzido por Mick Glossop e pelos próprios membros da banda.
Foi lançado então o primeiro e o aclamado registo – “Real Life” – em Junho de 78, considerado por muitos, como um dos primeiros álbuns do movimento post-punk. Para além do clássico “Shot by Both Sides”, outros singles se destacavam como o “The Light Pours Out of Me” ou “My Tulpa”. Nesse mesmo ano Martin Jackson resolve deixar a banda, sendo substituído por Paul Spencer que acompanhou o grupo, praticamente até ao final da tournée de “Real Life”. Spencer resolve formar os The Speedometors, interrompendo a sua participação nos Magazine, entrando no seu lugar John Doyle.
Em 79 lançam o seu segundo álbum – “Secondhand Daylight”. Este registo girou pelo recurso mais experimental, destacando-se mais os sintetizadores. Adamson associa-se nesse ano aos Visage. No ano seguinte sai “The Correct Use of Soap”, obtendo mais uma vez criticas bem positivas, mas não foi o suficiente para McGeoch decidir abandonar a banda e junta-se aos Siouxsie and the Banshees. Uma das razões da sua saída, foi por este achar que a sua guitarra não intervinha muito nestes dois últimos registos.
Robin Simon (ex-Ultravox e Neo), entra para lugar de McGeoch, mas não por muito tempo, dedicando-se ao álbum a solo de John Foxx - “The Garden”. Entra Ben Mandelson e gravam em 81 o quarto álbum - Magic, Murder and the Weather – não alcançando o sucesso dos registos anteriores.
Adamson continua a colaborar com os Visage e entra também nos The Birthday Party, enquanto a Mandelson junta-se aos The Mekons e Doyle aos The Armoury Show.
É assim confirmado o fim dos Magazine em 1981, reunindo-se depois no ano de 2009, por Devoto, Adamson e Doyle (excepto McGeoch que faleceu em 2004), para vários concertos no Reino Unido, tocando na íntegra o álbum “The Correct Use of Soap”.
A banda regressou ainda aos discos em 2011, com “No Thyself”.

Para recordar o vídeo “The Light Pours Out of Me”, do álbum “Real Life”.

1 comentário:

Luis Baptista disse...

Grande Banda, sem duvida.
Abraço.