segunda-feira, 9 de abril de 2012

Paul Weller “Sonik Kicks”

É já o décimo primeiro disco do britânico Paul Weller (antes associado aos The Jam e aos The Style Council), e aquele que já é visto como um dos melhores álbuns a solo do músico inglês.
Sonik Kicks” é um registo inovador, a um nível de produção excelente, com músicas de enorme qualidade, que o torna num clássico. Essa vertente mais experimental e renovadora de Weller, tem vindo a ser mais relevante nos dois álbuns anteriores, “22 Dreams” (2008), sondando o folk e “Wake Up The Nation”, apoiando-se no britpop atestado de vitalidade. Agora é o krautrock e o new wave, as influências existentes em “Sonick Kicks”, um dos exemplos disso é o magnífico single “Dragonfly”, que conta com a colaboração de Graham Coxon dos Blur. Outros dos temas de grande destaque, passa por “Green”, ambientes psicadélicos, num duelo de guitarras alienadas. Após “Kling I Klang” num clima bem divertido, somos presenteados com “Sleep of the Serene”, música instrumental acompanhada por uma série de violinos, seguindo a melancólica “By the Waters”, resgatando também o barulhinho dos violinos.
That Dangerous Age” e “When Your Garden’s Overgrown”, recordam os anos de ouro dos Blur, enquanto “Study in Blue”, acompanhado pela sua esposa – Hanna – desagua numa sonoridade muito próxima do dub. “Drifters”, outra das canções a não ignorar, banhada pelo psicadélico, com uma agradável referência de Syd Barret.
Com quase 54 anos, Weller contínua hiperactivo e cheio de inspiração, numa carreira de 35 anos bem confortável.

Tracklist:

01. Green
02. The Attic
03. Kling I Klang
04. Sleep of the Serene
05. By the Waters
06. That Dangerous Age
07. Study in Blue
08. Dragonfly
09. When Your Garden’s Overgrown
10. Around The Lake
11. Twilight
12. Drifters
13. Paperchase
14. Be Happy Children

Paul Weller “Sonik Kicks” (Island Records) – 8,5/10

Dirigido por Franck Trebillac, eis o magnifico vídeo “Dragonfly”.

Sem comentários: