segunda-feira, 24 de setembro de 2012

The Astronauts “Peter Pan Hits the Suburbs”

“Peter Pan Hits the Suburbs” está na minha lista, como um dos melhores e mais importantes álbuns do movimento post-punk.
Banda londrina, formada entre 77 e 79, inspirados no post-punk, lançou em 79, dois EP’s – “The Astronauts” e “Restricted Hours” – e no ano seguinte mais um EP – “Pranksters in Revolt” – conseguindo conquistar um número bem relevante de seguidores. Mas foi em 81, com o álbum de estreia “Peter Pan Hits the Suburbs”, que os The Astronauts conquistaram a imprensa britânica, recebendo óptimos elogios. Um registo inteligente e intensamente criativo, colocava-o bem na vanguarda da maioria dos álbuns alternativos da época.
É ainda relevante referir outro dos clássicos a destacar na discografia dos The Astronauts, o álbum “It’s All Dony by Mirrors” de 1983, que espero mais tarde falar sobre ele.
Variado, “Peter Pan Hits the Suburbs” inicia com “Everything Stops for Baby”, um brilhante single, recordando a agressividade dos The Fall e acompanhado pelo saxofone. O folk mais progressivo do épico “Protest Song”, seguindo “Sod Us”, num alinhamento mais bem-disposto. O rock enérgico de “The Traveller”, passando pelo ambiente mais cativante do pop com “How Green Was My Valley” e o rock de garagem de “Still Talking”. A medieval Baby Sings Folk Songs”, a industrial How Long is a Pierce of String”, o punk de “Amplified World” e o folk de Midsummer Lullaby”.
Um registo essencial, de uma das bandas mais relevantes da era post-punk, infelizmente, um pouco ignorada, mas que eu aqui lhe faço justiça.

The Astronauts “Peter Pan Hits the Suburbs” (Bugle_1981)

Deixo aqui dois singles para audição, “Everyting Stops for Baby” e Baby Sings Folk Songs”.



Sem comentários: