quarta-feira, 24 de outubro de 2012

23ª Amadora BD

Tem já no início esta sexta-feira (26), até ao dia 11 de Novembro, o 23º Amadora BD (Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora), que tem este ano como tema principal, a “autobiografia”. A maioria das exposições será centralizada no Fórum Luís de Camões, Brandoa, mas este ano vai estender-se também por outros locais em Lisboa.
O festival irá também associar-se aos 50 anos da criação do Homem-Aranha, juntando-se uma exposição com pranchas de variados autores que desenharam a personagem.
O desenho do cartaz é da autoria de Paulo Monteiro, o autor da obra “O Amor Infinito que te tenho”, premiado com o Melhor Álbum Português do AmadoraBD, do ano passado. Este ano Paulo, está em destaque no festival, com uma exposição sobre o seu trabalho, mas sobretudo com o livro premiado. No âmbito da “Autobiografia”, será associado uma exposição "BD's Autobiográficas Francesas", de Mathieu Sapin e Cyril Pedrosa. Essa exposição será efectuada na Av. Luís Bívar 91, Lisboa, no dia 18 de Outubro pelas 19 horas, e contará com a presença do autor Mathieu Sapin o desenhador francês que fez a cobertura das presidenciais do candidato François Hollande. Outra das exposições presentes em Lisboa, será dedicada ao livro "Cinzas da Revolta", com argumento de Miguel Peres e desenho de Jhion (João Amaral), e que estará em exposição na Livraria Leya na Buchholz (Rua Duque de Palmela 4) e a inauguração está marcada para o dia 19 de Outubro, às 19 horas.A exposição estará patente na Livraria Leya na Buchholz (Rua Duque de Palmela 4) e a inauguração está marcada para o dia 19 de Outubro, às 19 horas.
"Cinzas da Revolta" tem a chancela da ASA

Também Justin Green, considerado um dos nomes de relevo da banda desenhada autobiográfica norte-americana, que influenciou, por exemplo, Art Spiegelman, será um dos autores a marcar presença na Amadora. Haverá ainda exposições individuais de Ricardo Cabral, Ana Afonso e Paulo Monteiro, que assinala este ano a imagem gráfica do festival.
Para já na lista de convidados estrangeiros confirmados no festival, estão: Mike Deodato Jr, Mathieu Sapin, Cyril Pedrosa, Vincent Vanoli (no 1º fim-de-semana 27 e 28 de Outubro), Fabrice Neaud, Justin Green, Carol Tyler, Antonio Altarriba, Edmond Baudoin (no 2º fim-de-semana 10 e 11 de Novembro), Zep, Peter Pontiac, Caeto, Dominique Goblet. Autores que irão participar nas secções de autógrafos, em debates e apresentações de livros.

Fórum Luis de Camões
Núcleo Central de Exposições
Rua Luís Vaz de Camões – Brandoa – Telef. (+351) 214 948 642
Coord GPS: LAT 38º45’52.84”N / LONG 9º12’49.60”O
Seg. a Quinta, Dom. e Feriado – 10:00 às 20:00h
Sex. e Sáb. – 10:00 às 23:00h

Sem comentários: