sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Buster Keaton “The General”

No seguimento do 117º aniversário de Buster Keaton (04, de Outubro, de 1895), resolvi aqui mostrar um dos seus maiores clássicos, “The General”, uma obra-prima produzida em 1926, dirigido Clyde Bruckman e também por Keaton. O filme foi baseado numa histórica verídica: um episódio da Guerra de Secessão, relatado depois por William Pittenger num livro, “The Great Locomotive Chase”, publicado em 1863.
Mesmo sendo considerada como uma das melhores comédias já realizadas, e sendo também classificado como um dos melhores filmes de todos os tempos e géneros, no início o que foi mais surpreendente, é que o filme não foi apreciado nem pelo público nem pelos críticos, quando estreou em 1926. Para a produtora – United Artists – chegou mesmo a ser um desastre financeiro. E como os tempos mudam, e as opiniões mudam, neste momento é um dos maiores filmes do século XX e de uma das obras mais marcantes.
Keaton era bastante exigente, queria imenso realismo neste filme, chegando mesmo a destruir uma das locomotivas numa das cenas, ao passar na ponte danificada até se despenhar no rio. Muitos referiram uma maqueta para esse efeito, mas Keaton rejeitou a essa ideia, exigindo que tinha que ser real, custando só essa cena $42.000, sendo para época excessivamente cara. Diz-se que a locomotiva ainda se encontra no fundo do rio, irrecuperável. E sem falar das excepcionais proezas físicas desempenhadas por Keaton, perante as câmaras.
Um dos filmes da minha vida!

Resumo do filme:
 
“Johnnie Gray, maquinista de uma locomotiva batizada The General tem dois amores: a locomotiva e a noiva Annabelle Lee. Quando a guerra de Secessão rebenta em 1861, e exército recusa-o, achando que Gray é mais útil à causa sulista como maquinista, do que como soldado. Annbelle, que não compreende a razão da recusa, pensa que o noivo é um cobarde e deixa-o. Um ano mais tarde, a locomotiva The General, com a noiva Annabelle a bordo, é desviada por um grupo de espiões do norte. Johnnie persegue-os, salvando ao mesmo tempo o comboio e a rapariga. Em seguida regressa ao território de União mesmo a tempo de prevenir o Estado – Maior de um ataque iminente dos ianques. O inimigo é apanhado num emboscada é johnnie é recompensado: pode integrar o exército reconciliando-se assim com os seus dois amores.”
 

Sem comentários: