segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Led Er Est “The Diver”


Já me tinham surpreendido com o álbum de estreia, “Dust on Common” (2009), atestado de ambientes electrónicos e indústrias, num alinhamento mais experimental, inspirados no synthpop mais progressivo dos finais dos anos 70, como os Kraftwerk, Throbbing Gristle, The Normal, ou John Foxx.
O desvinculo dos Led Er Est da Wierd Records para Sacred Bones, não veio alterar exactamente nada na sonoridade, mas sim no seu atributo, descobrindo-se um álbum mais maturo e maleável.
Podemos renomear “The Diver” como um disco cinematográfico, numa atmosfera muito a John Carpenter, com ambientes a erguer-se na escuridão, melodramático, onde todo o suspense nos absorve do inicio ao fim, quase sem nos deixar respirar. Toda a incerteza que aí vem, com ambientes dramáticos, intensos… É difícil desenvolver, porque nem toda gente sente da mesma forma.
Animal Smear” deixa-nos mesmo sem fôlego, numa velocidade dominadora, atestada por uma voz destorcida. O ambiente muda, e “Housefire at Zumi’s” leva-nos a um ambiente mais calmo e sombrio, destacando-se apenas as melodias electrónicas. “Kaiyo Maru” é como mergulhar numa trilha sonora dominada pelo gótico, mas “The Diver” apresenta elementos electrónicos bem interessantes, onda a voz consegue evocar impecavelmente ao encanto de toda a música.
Agua Fuerte” faz-nos recordar todo o ambiente enevoado e triste da música de Zola Jesus, e a instrumental “Arab Tide”, excelente banda sonora, e com pontos interessantes para uma aventura. “Iron the Mandala” oferece-nos um lado mais romântico, harmonioso, e “La Lluvia y La Memoria cria um ambiente muito a Blank Dogs ou a Mike Sniper, distorcido, e onde a voz parece estar distante e pouco saliente.
Um disco curioso a não perder de vista!

Tracklist:

01. Animal Smear
02. Housefire at Zumi’
03. Kaiyo Maru
04. The Diver
05. Bladiator
06. Agua Fuerte
07. Arab Tide
08. Divided Parallel
09. Iron the Mandala
10. La Lluvia y La Memoria
11. Sanetta


Led Er Est “The Diver” (Sacred Bones Records) – 7,5/10

Kaiyo Maru” um dos temas de grande destaque neste a álbum, que aqui o deixo para audição.
 

Sem comentários: