quarta-feira, 14 de novembro de 2012

“Fun Home”, de Alison Bechdel

A Contraponto, a mesma editora responsável pelo lançamento traduzido em português de “Persepolis” de Marjane Satrapi, lançou recentemente outra obra-prima da banda desenhada, “Fun Home”, de Alison Bechdel. Livro originalmente editado em 2006, altamente aclamado pela crítica (sendo eleito o livro do ano pelo "New York Times”), trata-se basicamente das memórias de Bechdel, escritas em diário, expostas em livro, e que relata a relação da autora com o pai, Bruce Bechdel, e da sua homossexualidade, como também as sua difíceis ligações de um grupo de lésbicas. Bechdel, lésbica assumida desde os 19 anos, foi, aliás, uma das primeiras autoras a falar abertamente sobre o tema.
Fun Home – Uma Tragicomédia familiar”, é uma obra essencial para os amantes da BD e não só, para todos aqueles que gostam de degustar de uma boa literatura.

"Fun Home - uma tragicomédia familiar - descreve a relação que a autora manteve com o pai ao longo da sua infância e adolescência. Na sua narrativa, a história íntima e pessoal de uma família transforma-se numa obra de subtileza e poder. Exigente e distante, Bruce Bechdel era professor de Inglês e dirigia uma casa funerária – a que Alison e a família chamavam, numa pequena piada privada, a «Fun Home». Só quando estava na universidade é que Alison, que recentemente admitira aos pais que era lésbica, descobriu que o pai era gay. Umas semanas depois desta revelação, Bruce morreu, num suposto acidente, deixando à filha um legado de mistério, complexos e solidão.”

 
«Uma obra pioneira, que desbrava o caminho para dois géneros literários: os comics e as memórias. O traço tem o pormenor e a mestria técnica de R. Crumb e o texto tem uma seriedade e uma complexidade emocional muito próprias. Finalmente, uma BD para amantes de boa literatura.» The New York Times Book Review

Fun Home – Uma Tragicomédia Familiar
de Alison Bechdel
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 240
Editor: Contraponto
PVP: 16.60€
10/10

Sem comentários: