segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

The Specials “The Specials”

 
Este seria o primeiro disco que viria a liderar o rótulo 2 Tone, e a ser um dos mais importantes de um movimento denominado pelo ska, sobretudo em Inglaterra.
Foi então no ano de 1979 que foi lançado o álbum de estreia dos britânicos The Specials, “The Specials”, pela etiqueta 2 Tone, fundada por um dos membros da banda, Jerry Dammers. O reggae jamaicano, ajustado com o jazz e com alguma atitude do punk, foram os ingredientes fundamentais para a geração de uma sonoridade ao qual rotularam como 2 Tone, ou como a segunda geração do ska. A postura da banda também ficou conhecida pelas mensagens políticas e sociais, algo não muito assinalado por outras bandas de ska.
Foi com o single “Gangsters” que os The Specials se revelaram, conseguindo de imediato cativar o público, seguindo de imediato o LP “The Specials”, mostrando como primeiro single “Too Much Too Young”, entrando de imediato no primeiro lugar das tabelas inglesas. A música tinha como principal mensagem a prematura gravidez e casamento dos adolescentes, onde o vocalista Terry Hall impulsiona a indignação do tema promovendo a contracepção. “Too Much Too Young” foi lançado em formato single, onde continha “Gangsters” como lado B, single esse que ficou descaradamente fora do álbum, adicionado depois a edições posteriores.
Neste álbum a banda mostrava também as suas influências jamaicanas com versões de músicas como "A Message to You, Rudy", de Dandy Livingstone, "Monkey Man", dos Toots & the Maytals ou "Too Hot" de Prince Buster.
Este registo é enriquecido por imensos temas, para além daqueles que já falei, também o despreocupado "Night Club" - ("Eu não tenho que trabalhar / Não há trabalho para fazer!") – o apreensivo "Concrete Jungle", "It's Up to You" e "Doesn't Make It Alright", deixando-nos integralmente assombrados. Mesmo produzido por Elvis Costello que administrou algum brilhantismo às músicas, não podemos ignorar sobretudo o talento e a concepção de uma banda que viria a ser um estímulo para bandas como os Madness The Selecter, The Beat, Bad Manners e os The Bodysnatchers.
Temos que reconhecer que “The Specials” é sem dúvida um dos melhores álbuns de ska lançados até aos dias de hoje.

The Specials “The Specials” (2 Tone Records)

Abaixo podem então ver, ouvir e dançar “Gangsters” e ainda, “Too Much Too Young”.



Sem comentários: