quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

“Morro da Favela”, de André Diniz

Foi editado este mês em Portugal, “Morro da Favela”, do autor brasileiro André Diniz. O livro de banda desenhada é baseado no álbum de memórias do fotógrafo Maurício Hora, que é também o retrato da primeira favela brasileira na cidade do Rio de Janeiro, “O Morro da Providência”, nascida no ano de 1897.  Publicado originalmente em 2011, André Diniz para além de recuperar as recordações de Maurício Hora, convividas naquele bairro do Rio de Janeiro, quis também sobretudo, "contar uma boa história", sempre em torno do ser humano e um pretexto para abordar a vida numa favela, que está "muito perto e muito longe" dos brasileiros.
Esta banda desenhada foi elaborada a traço carregado e anguloso, a preto e branco, algo inspirado na xilogravura e na obra do brasileiro Flavio Colin.

“Morro da Favela, é uma narrativa necessária para se entender o dia-a-dia das favelas do Rio através do ponto de vista de um morador, que procurou na fotografia a sua identidade e acabou por realizar um registo que entrou para a história da cultura carioca.
Esta obra confirma André Diniz como um dos mais interessantes autores da prolífica produção recente do Brasil.”


Morro da Favela
de André Diniz
Polvo
23 x 16,5 cm
capa em bicromia, com badanas
128 pág. impressas a preto e branco
Fevereiro 2013;
PVP: 15,90 Euros (sem IVA).

Sem comentários: