sexta-feira, 15 de março de 2013

Faust (1926)

Para a história do cinema mudo e expressionista alemão, ficou “Faust” (Faust – Eine deutsche Volkssage), um dos filmes mais marcantes do realizador F. W. Murnau (1888 – 1931), e último produzido na Alemanha. Para muitos este filme trata-se do melhor de Murnau, considerado até superior a “Nosferatu”, outro dos seus grandes clássicos. O filme segue fielmente o expressionismo, uma das características centrais de Murnau, mostrando todos os pormenores cénicos num jogo de luzes e sombras.
Faust” foi baseado na obra de 1806, com o mesmo nome, do escritor alemão Goethe, que escreveu inúmeros romances de renome, como Os Sofrimentos do Jovem Werther de 1774, ouO Aprendiz do Feiticeirode 1797. A obra expõe o ser humano a um conflito existencial, arrastando o leitor para uma jornada de sentimentos e emoções.   
O resultado final do filme é de uma enorme beleza artística, inovador, e uma lição de bem filmar, que faz dele uma referência de culto da história da 7ª Arte.

Sinopse:

"O demónio Mefisto e um Arcanjo apostam sobre a possibilidade de corromper o mais justo dos homens. Em consequência o demónio espalha uma terrível peste sobre a cidade onde vive Fausto, um velho médico e alquimista.
Impotente perante a devastação, Fausto encontra um livro onde se fala num pacto com o Diabo, e em desespero invoca-o. Mefisto aparece a Fausto na forma de um mendigo e tenta-o a fazer um pacto por 24 horas. Fausto cura as pessoas da aldeia, mas é expulso por não conseguir tocar um crucifixo.
Para o continuar a tentar, o demónio restitui-lhe a juventude e tenta-o com a visão da duquesa de Parma. Os dois viajam até ao casamento da duquesa, que Fausto conquista, enquanto as 24 horas se esgotam, e ele dá a sua alma ao demónio.
Farto da sua vida de opulência e luxúria, Fausto pede para regressar à sua terra natal. Aí enamora-se de Gretchen, que conquista graças à magia de Mefisto. Mas Mefisto denuncia Fausto ao irmão de Gretchen, Valentin, que descobre os amantes e desafia Fausto em duelo. Mefisto mata Valentin, e a culpa recai sobre Fausto, que novamente tem de fugir.
Gretchen é renegada pelo seu povo, e dá à luz ao filho de Fausto, em solidão. Abandonada, deixa o seu filho morrer na neve, e é condenada por assassínio. Fausto vendo o que acontece regressa para salvar Gretchen, e chega a tempo de ver Gretchen na fogueira. Ao ver Fausto desejar nunca ter feito o pacto, Mefisto quebra-o e Fausto volta a ser um idoso, atirando-se ao fogo com a sua amada, e morrendo com ela.
No céu, o arcanjo diz a Mefisto que perdeu, pois no final o amor acabou por triunfar."


1 comentário:

Carlos Branco disse...

sou daqueles que pensa que faus supera nosferatu. filme para a eternidade.