A editora El Pep lançou o ano passado “Sangue Violeta e Outros Contos”, que junta pela primeira vez as três histórias de Fernando Relvas
publicadas no Jornal já extinto, Se7e, entre 1983 e 1986. "Sangue violeta", "Tax driver" e
"Sabina", são as bandas desenhadas que mais marcaram os leitores do
semanário. Um traço inconfundível de Relvas, ligeiro e distinto, a diferençar o
preto e branco, num registo punk, entre histórias de sexo, drogas e rock n’ roll,
na agitada actividade lisboeta.

Karlos Starkiller (publicado por Baleia Azul em 1997), acabou por sair em livro aproveitando uma proposta revista e aumentada, apresentada dez anos antes à empresa editora do Se7e que considerou na altura "não estar vocacionada para a edição de banda desenhada". Cada conto, ou história, exigiu, uma década depois, uma curta apresentação aos leitores, já esquecidos dos acontecimentos anteriores à queda do Muro de Berlim. Não se passa o mesmo com Sangue Violeta. Esta é mesmo uma edição arqueológica. Tirando duas alterações, todo o trabalho editorial pertence ao Pepe e ao Brito e segue o mais fielmente possível a ordem da publicação em jornal (e, acreditem, não deve ter sido fácil). Fosse eu a fazê-lo e cairia na tentação de eliminar páginas inteiras e refazer outras, e depois explicar o porquê de tudo o que lá está.
Assim, vão ter direito aos concursos e questionários inconsequentes, aos grafismos toscos, aos concertos punk e às minhas tentativas de reforma ortográfica (sem nunca chegar ao exagero de transformar, como os nossos brilhantes ortógrafos conseguiram fazer, espectador naquele que espeta). A propósito, entenda-se que não vejo grande inconveniente na maior parte das alterações feitas pelo acordo ortográfico. É certo que não vai resolver nada do que se propôs resolver e que vai complicar diferenças que o povo já tinha acomodado, mas estraçalhar as regras da escrita é, quanto a mim, sempre divertido. Em qualquer época ou situação geográfica.”
“Sangue Violeta e outros contos”,
de Fernando
Relvas,
Editora: El
Pep,
106 pags,
12,00 €
Sem comentários:
Enviar um comentário