segunda-feira, 8 de abril de 2013

Chelsea Light Moving “Chelsea Light Moving”


Agora alheio aos Sonic Youth, Thurston Moore enverga pelo um novo projecto ao lado de Samara Lubelski (Demolished Thoughts), John Moloney (Sunburned Hand of the Man) e Keith Wood (Hush Arbors), denominado de Chelsea Light Moving, nome que nasceu de uma sociedade referente ao movimento de contracultura dos anos 60, fundada por Philip Glass e Steve Reich.
Moore continua seguro nas suas origens, o noise e o rock alternativo continuam a fazer parte da sua música, mas neste “Chelsea Light Moving” ficamos para já convictos que não adere ao mesmo caminho dos Sonic Youth, descobrindo um pouco mais de intensidade, algo mais denso e agitado. Não é um disco que desilude, pelo contrário, a música é muito bem projectada e refinada. Existe aqui uma tentativa de Moore escapar do registo dos Sonic Youth, e por isso foi preciso arriscar noutros géneros, com referências do avant-garde, o grunge, o hardcore ou até mesmo o metal, desemboca numa chocante nova identidade.
O álbum abre com “Heavenmetal”, uma das músicas mais fáceis de digerir, evocando desgosto e alegria, com guitarras levemente mais calmas entre um baixo arrojado e um refrão generoso – "Be a warrior and love life”. A partir daqui tudo altera, “Sleeping Where I Fall” dá o impulso, mudando bruscamente de acordes. A guitarra de Moore excede-se em alguns momentos em “Alighted” e em “Empires of Time”, arrasando em todas as direcções. Mas os melhores momentos do disco passam por “Groovy & Linda”, desarmonioso e obscuro e que conta a história de uma casal hippie de namorados mortos a tiro no ano de 1967, e “Burroughs”, uma excelente música rock. O Punk furioso em “Lip”, debaixo do refrão “fuck the world”, e “Mohawk” aumentado ainda mais de intensidade emocional, quase a fazer uma referência aos Velvet. Para finalizar, o poderosíssimo “Communist Eyes”, homenageando o hardcore do início dos anos 80.
Um álbum agradavelmente confuso.

Tracklist:
01. Heavenmetal
02. Sleeping Where I Fall
03. Alighted
04. Empires of Time
05. Groovy & Linda
06. Lip
07. Burroughs
08. Mohawk
0
9. Frank O'Hara Hit
10. Communist Eyes
Chelsea Light Moving “Chelsea Light Moving” (Matador Records) – 8/10

Fiquem com “Burroughs”, um dos melhores momentos deste álbum. 

Sem comentários: