segunda-feira, 1 de abril de 2013

Queens of the Stone Age “Feel Good Hit of the Summer”


Após o fim dos Kyuss em 1995, o guitarrista Josh Homme resolve formar no ano seguinte os Queens of the Stone Age. Com ajuda do baterista Alfredo Hernandez, também ex integrante dos Kyuss, ajudou Homme a desenvolver uma sonoridade mais variada, inserindo novos riffs e modernizando o stoner rock e derivados. Também a rotação de músicos pela banda, como Billy Gibbons (ZZ Top), Mark Lanegan (Sreaming Trees), Dave Ghrol (Nirvana, Foo Fighters), ou Chris Goss (Masters of Reality), ajudou a popularizar e a fomentar a música dos QOTSA.
Entre 96/97, o projecto de Josh Homme nascia como Gamma Ray, sendo lançando e financiado pela própria banda o EP “Gamma Ray”, com apenas dois temas e produzido por Chris Gross. Já ao lado de Hernandez, Homme rebusca o passado e nomeia a banda como Queens of the Stone Age, nome que proveio de um comentário de Goss, quando produzia um disco dos Kyuss, dizendo que “eles eram como umas rainhas da idade da pedra”. Era então lançado o primeiro álbum de longa duração, “Queens of the Stone Age”, lançado em 1998. Para além de Hernández, fazia parte do grupo outros membros dos Kyuss, como o baixista Nick Oliveri. O registo de estreia recebia críticas muito positivas, estando incluído no livro "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer". Durante esta altura Homme tinha formado os The Desert Sessions, um projecto mais experimental onde participava vários músicos, lançando entre 97 e 2003, dez discos.

Em 2000 era lançado “Rated R”, que incluía variados músicos, entre eles Mark Lanegan e Barrett Martin, ambos dos Sreaming Trees, Rob Halford (Judas Priest), e entre outros. O álbum teve uma excelente recepção, estando na 82ª posição do melhor álbum de década, segundo a revista Rolling Stone.
Já sem Goss na produção e com Lanegan estacionado na banda, entra Dave Ghrol e o guitarrista Troy Van Leeuwen (A Perfect Circle). Era editado em 2003, aquele seria encarado como o melhor registo da banda,“Songs for the Deaf”. A crítica foi unânime sobre a excelente qualidade do disco, atingindo um enorme sucesso comercial e aumentando ainda mais a sua reputação. “No One Knows” e “Go With the Flow”, foram os singles que representaram este disco. Devidos alguns boatos de violência domestica entre Oliveri e a sua mulher, Homme dispensa-o, ficando responsável pelo baixo Leeuwen e entrando para o lugar da bateria Joey Castillo. “Lullabies to Paralyze” era lançado em 2005, que mesmo não estando ao mesmo nível de qualidade do seu sucessor, foi muito bem acolhido pelo público e por a maior da crítica. Billy Gibbons (ZZ Top), juntava-se à banda mas saia Lanegan.
No início de 2007 era anunciado o 5º álbum dos QOTSA, “Era Vulgaris”, que era depois lançado em junho. Para além de Leeuwen e Castillo, participa neste disco Julian Casablancas (The Strokes), no single “Sick, Sick, Sick”, Alain Johannes, Brody Dalle e Trent Reznor. Josh Homme em 2009 forma os Them Crooked Vultures, com Dave Ghrol, John Paul Jones (Led Zeppelin) e ainda Alain Johannes.
Em 2011 os Queens of the Stone Age anunciavam novo disco, mas não confirmavam a data do seu lançamento. Era aos poucos conhecido os integrantes desse novo registo, Dave Ghrol, Trent Reznor, Elton John, Jake Shears (Scissor Sisters), Brody Dale, Mark Lanegan, e novamente o baixista Nick Oliveri. O álbum com o nome de “…Like Clockwork” está previsto a ser lançado este ano, mais precisamente em junho de 2013. Está previsto ainda a sua presença no Festival SBSR deste ano, no dia 20 de julho.

Recordo de “Rated R”, “Feel Good Hit of the Summer”.

Sem comentários: