sexta-feira, 12 de abril de 2013

“Rashomon”, de Akira Kurosawa

Realizado no ano de 1950, pelo japonês Akira Kurosawa, “Rashomon” (羅生門), foi o primeiro filme japonês a alcançar um enorme sucesso, arrecadando o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e ainda o Leão de Ouro, no Festival de Veneza em 1951. Também ajudou a impulsionar o cinema japonês para além fronteiras, principalmente nos Estados Unidos. Basicamente, Kurosawa inovou o cinema, pelas suas experiencias visuais, os impressionantes movimentos frequentes da câmara, e a ampla gama de tons de cinza nos filmes a preto e branco.
Também é importante referir a interpretação magnífica de Toshiro Mifune, um dos actores preferidos de Kurosawa, comparecendo em 16 dos seus filmes. Mifune em Rashomon” foi considerado por muitos críticos, como uma das suas melhores prestações no cinema.
Foi mais tarde feito um remake de “Rashomon”, “The Outrage” (1964), transformado para um ambiente western, realizado por Martin Ritt, fazendo parte do elenco os actores Paul Newman, Laurence Harvey, Claire Bloom, e entre outros.
Este é um dos meus favoritos de Akira Kurosawa.

“No Japão do século XII, um samurai e a sua mulher são atacados numa estrada pelo famoso bandido Tajomaru. O samurai acaba morto e a mulher violada. Tajomaru é preso pouco depois e levado a julgamento, mas a sua versão dos acontecimentos e a da mulher é tão diferente que chamam um médium para falar com o morto e ele dar a sua versão.
Este também conta uma história totalmente diferente da deles. Finalmente, o lenhador que encontrou o corpo e que viu como tudo se passou tem também uma versão diferente de todos os outros. Quem está a contar a verdade? Mas afinal, o que é a verdade?”

Sem comentários: