quarta-feira, 22 de maio de 2013

Compreender a velhice com a animação “Rugas”.

Estreia amanhã nos cinemas portugueses, “Rugas”, o filme de animação realizado pelo espanhol Ignacio Ferreras. O filme é baseado na obra de banda desenhada com o mesmo nome, de Paco Roca, publicado originalmente pela Delcourt, em 2007, amealhando vários prémios internacionais: Prémio Nacional del Comic do Ministério da Cultura Espanhol; Prémio Melhor Obra e Melhor Guião do Saló Internacional del Cómic de Barcelona e Grand Prix de la Critique da ACBD, em França.
Em 2011 foi adaptado para o cinema, e o tema central debruça-se sobre o envelhecimento, sobre os últimos momentos das nossas vidas.
Um filme a não perder!

Sobre o autor Paco Roca, é um consagrado ilustrador, guionista e autor de comics e novelas gráficas. Nasceu em Valência  em 1969, estudou Belas-Artes e trabalhou brevemente em publicidade, antes de abrir o seu próprio estúdio de ilustração.
A sua obra é amplamente louvada pela crítica e encontra-se publicada com sucesso em diversos países. “Rugas” foi adaptado ao cinema de animação em 2011, e o filme foi galardoado com 2 prémios Goya, incluindo um para Paco Roca pela adaptação da sua obra. As suas ilustrações são publicadas em media de destaque como Babelia e El País.
  
“Emílio e Miguel são dois amigos a dividir quarto num lar de terceira idade. Quando são diagnosticados a Emílio os primeiros sintomas de Alzheimer, M iguel percebe que terá de encontrar uma maneira de impedir que o transfiram para o segundo andar da instituição, para onde, supostamente, são deslocados os casos sem solução. Assim, ao mesmo tempo que um se vai perdendo nos labirintos da memória, confundindo a realidade com criações da sua mente envelhecida, o outro arranja um plano infalível que provará a todos que, mesmo na velhice, a amizade é o bem mais precioso.”
“Rugas é uma narrativa acerca da batalha contra o envelhecimento. Uma batalha sem armas, mas não isenta de lágrimas.” Le Monde

Eis o trailer.

Sem comentários: