“When you’ve got
a nice ballad, you really gotta try and ruin it.” Russell
Mael, 1975.
“Kimono
My House” foi o terceiro álbum e aquele que teve efectivamente mais impacto na
carreira dos norte-americanos Sparks.
Após
terem gravado dois álbuns pela Bearsville Records, os irmãos Ron e Russell Mael,
mudam de editora assinando pela Island Records em 1973, acabando por ser
lançado no ano seguinte “Kimono My House”, nome inspirado na música “Come on-a
My House” de Rosemary Clooney. Produzido por Muff Winwood, o álbum nascia num período
em que o glam rock dominava em Inglaterra, encaixando-se perfeitamente nesse
género actual, num teor mais experimental entre o rock e o electrónico, algo
que David Bowie e os Roxy Music já confeccionavam. O disco não teve grande sucesso
nos Estados Unidos, ao contrário da Europa tendo um impacto muito
significativo, principalmente no Reino Unido, que rendeu-se
às canções bem-humoradas e vanguardistas dos dois irmãos. Para além da música, também
a imagem desproporcionada dos dois, causou um grande impacto perante o público.
A figura sisuda, juntamente com o bigode à “Hitler” de Ron, e o extravagante e energético
Russel, deram também uma sensação muito interessante a toda a essa encenação
musical.
“This
Town Ain't Big Enough For Both Of Us” e “Amateur Hour”, foram os singles que praticamente
popularizaram o álbum, chegando a alojar-se no topo das tabelas de vários
países da europa. As críticas elogiosas não ficaram apenas nestes dois temas,
também os “Thank God It’s Not Christmas” e “Hasta Mañana, Monsieur”, aliciaram
imenso o público. Os Sparks antecipam o new-wave e o punk com “Talent is an
Asset”, e terminando com “Equator”, com contornos jazzísticos e vocais
operísticos, outras das duas músicas a destacar forçosamente.
“Kimono
My House” foi muito marcante na minha adolescência, tal como foi para Kurt
Cobain, sendo um dos seus discos favoritos. Também influenciou inúmeros músicos
e bandas, como Morrissey, Franz Ferdinand, Arcade Fire, Cait Brennan, MGMT, e
entre outros. Também foi um dos registos selecionado para os "1001 Discos
Para Ouvir Antes de Morrer", um livro criado por Robert Dimery, o co-fundador
da Revista Rolling Stone.
Sparks “Kimono
My House” (Island_1974)
“This Town Ain't Big Enough For Both Of Us” foi o primeiro
single responsável para o sucesso deste disco. Eis o vídeo.
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