quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

“Três Sombras”, de Ceryl Pedrosa


Foi durante o 23º Amadora BD (2012), que foi lançado pela Edições Polvo, “Três Sombras”, o último trabalho de BD do argumentista e desenhador francês Ceryl Pedrosa. Após de ter lançado “Portugal”, um traço biográfico às suas raízes e memórias de Portugal, Pedrosa em “Três Sombras” aborda a morte como tema central, a discordância entre a magia do mundo infantil e a amargura do mundo adulto, o medo, especialmente quando se perde um ente querido, o seu filho mais pequeno devido a doença, aconselhar a enfrentar certos obstáculos no intuito de proteger de quem mais amamos.
Traço fino a preto e branco, expressivo e singular, faz desta história de quadradinhos bastante cativante, maravilhosa e que nos retém.
Esta obra foi ainda reconhecida com dois prémios importantes do famoso Festival de Angoulême, em França.

“Joachim e seus pais levam uma vida tranquila em uma pequena casa no campo. A aparição de três sombras no alto de uma colina, no entanto, corrói a harmonia da vida em família e enche os pais de dúvidas. Seriam viajantes? Por que estão rondando a casa? A cada tentativa de aproximação, as figuras misteriosas desaparecem. Logo, eles percebem que as sombras estão ali para buscar Joachim. Recusando-se a aceitar esse fato, o pai foge com o filho em uma viagem febril e desesperada, sempre com as sinistras sombras em seu encalço.
Joachim deixa assim seu mundo idílico pela primeira vez para viajar por terras hostis em um navio precário, onde conhecerá um mundo cercado de adultos trapaceiros e imorais. Três sombras é um romance de aventura, com contornos épicos, e que explora subtilmente
 questões de ordem filosófica e moral.”


Três Sombras, de Cyril Pedrosa
Polvo
272 pág impressas a preto
Outubro 2012
PVP: 17,00 Euros
8/10

Sem comentários: