segunda-feira, 13 de maio de 2013

Jello Biafra & the Guantanamo School of Medicine “White People and the Damage Done”


Este é um disco de anti-austeridade, entre música totalmente vertiginosa e palavras furiosas, a um desastre político externo em que Jello Biafra ataca a todos os responsáveis que incentivaram à toda a crise económica, mas a sociedade também continua ser um alvo favorito do músico norte-americano.
The Audacity of Hipe” (2009), foi a estreia de Jello Biafra pelos the Guantanamo School of Medicine, um álbum poderoso, com o som mais duro e puro do punk, mas também pelas palavras assustadoras violentas que Biafra nos sempre acostumou, já desde o tempo dos míticos DeadKennedy’s. Continuou a jornada com o EP “Enhanced Methods of Questioning” (2011), e este ano é lançado o segundo álbum de longa duração, White People and the Damage Done”.
Este registo, na minha opinião, é um dos seus melhores trabalhos pós-Dead Kennedy’s, rico em riffs e de ritmo, com um alinhamento totalmente generoso de músicas absolutamente envolventes. The Brown Lipstick Parade é o ponto de partida para um grande disco de excelentes músicas, num ambiente satírico à corrupção. O veloz “John Dillinger”, um tema magnífico e inteligente, um tema sobre o abuso e a desigualdade económica. A irreverência vocal e selvagem de Biafra em “Werewolves of Wall Street”, passando pelas vertiginosas “Road Race” e “Mid-East Peace Process”, aqui a brincar literalmente ao punk.  
Uma das minhas favoritas “Hollywood Goof Disease”, irreverente, em camadas vigorosas. “Crapture” a ridicularizar os fanáticos da igreja católica que aguardam a todo o instante o fim do mundo, enquanto “Shock-U-Py!” dá uma valente biqueirada ao movimento “Occupy”.
Está aqui todo o engenho e genialidade de Biafra, uma das mais importantes personalidades e representativas do movimento punk.  

Tracklist:

01. The Brown Lipstick Parade
02. John Dillinger
03. Werewolves of Wall Street
04. Road Rage
05. Mid-East Peace Process
06. Hollywood Goof Disease
07. White People and the Damage Done
08. Crapture

09. Burgers of Wrath
10. Shock-U-Py!

Jello Biafra & the Guantanamo School of Medicine “White People and the Damage Done” (Alternative Tentacles) – 8,5/10

Fica para audição The Brown Lipstick Parade eMid-East Peace Process”.





Sem comentários: