sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Hauschka "The Prepared Piano"

Não podia de aqui fazer um abordar de álbuns que fazem um conjunto de qualidade que gostava que reconhecessem. Discos que recomendo. Uns já do vosso conhecimento e outros talvez não.
Para começar talvez algo mais calmo, onde predomina mais o piano. Um disco cheio de romantismo e que me fez apaixonar.
As abordagens do piano como papel de fundo do mestre Volker Bertelmann, adaptando também um animo leve da guitarra e outros barulhos feitos de papel de alumínio colocados na caixa de ressonância do piano.
Hauschka (Volker Bertelmann), é um músico experimental independente sediado em Dusseldorf, Alemanha que é reconhecido internacionalmente como um expoente do século 21 do piano preparado tecnicamente, uma tradição que remonta no fim do século 19 e o início do 20, por o compositor francês Erik Satie.
Existe um campeonato de grandes artistas onde já reconheceram a sua qualidade, tais como Ferrante & Teicher, John Cale dos Ex-Velvet Underground, Tom Constanten dos Grateful Dead, Christine McVie dos Fleetwood Mac, David Bowie, Elton John, Eddie Van Halen e Tori Amos; O cientista louco do Electro Aphex Twin; Ernst Horn do darkwave ensemble Deine Lakaien, jazz pianista Brad Mehldau e Terry Adams de NRBQ.
A musica de Hauschka poderia ter sido uma referência (talvez involuntariamente), e que ele até poderia ser considerado como um primo de Denman Maroney, Erik Griswold, Sylvain Chaveau e Anthony Pateras.
Hauschka é um exemplo inspirador de um músico que é livre a construir peças individuais, mas não tanto de continuar a desenvolver a partir de uma ou outra. Tal como o álbum aproxima seu último suspiro, sons permanecem praticamente os mesmos que no início, ainda que a música esteja mais madura com eventos e reflexão.

Não é um álbum fácil, mas que recomendo.

"The Prepared Piano" 2005 (Karaoke Kalk) - 8/10

Sem comentários: