quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A Valsa com Bashir (Waltz With Bashir)

“A Valsa com Bashir” é um documentário em animação autobiográfico, em que o realizador israelita Ari Folman retracta memórias da invasão israelita no sul do Líbano em 1982, onde resultaria na morte de 3 mil palestinianos em 3 dias, no que ficou conhecido como o massacre Sabra e Shatila. O filme é todo um percurso de uma guerra traumática que nos faz transmitir, através de memórias individuais de ex-combatentes.
Um filme totalmente humanista que nos mostra basicamente a inutilidade da guerra.

Imagens fascinantes de animação, com técnicas de rotoscopia em flash e Photoshop.

O filme foi também um dos candidatos à Palma de Ouro no último festival de Cannes e existe rumores de ser também nomeado para as categorias de melhor filme de animação e melhor filme estrangeiro para a próxima edição dos Óscares.

Sinopse:

"Uma noite num bar, um velho amigo de Ari Folman conversa com ele sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães enraivecidos. Todas as noites, o mesmo número de monstros. Os dois homens chegam à conclusão que há uma ligação com o exército israelita, durante a sua primeira missão na primeira guerra do Líbano no início dos anos 80. Ari fica surpreendido pelo facto de já não se lembrar de nada desse período da sua vida. Intrigado por este enigma, decide entrevistar velhos amigos e camaradas por todo o mundo. Ele precisa de descobrir a verdade sobre essa altura e sobre ele próprio. Enquanto Ari se envolve cada vez mais no mistério, a sua memória começa lentamente a despertar imagens surreais..."

O filme estreou no princípio do ano e só se encontra em 3 salas de cinema:

Lisboa:

- Medeia King
- Medeia Monumental

Porto:

- Medeia Cidade do Porto

Trailer:

5 comentários:

Unknown disse...

Está na minha lista com prioridade, vamos lá a ver se consigo orientar-me bem como a uma sala onde esteja a ser exibido. Não queria nada esperar pelo DVD :\

De resto: tudo bem? Esse 2009 começou bem?

Bjinhos

Spark disse...

Ritinha um bom ano para ti!!

Vamos ver se este ano para mim vai ser um bocadinho mais calmo do que anterior. he he.

Este fim-de-semana espero ir ver o filme, já que ainda não tive possibilidade e estou com bastante curiosidade. Alem da história, também o estilo de animação fez-me chamar muito a atenção deste documentário.

BJ

Unknown disse...

=) Duvido que as salas de Coimbra o exibam... ainda assim fico na expectativa de o ver por cá.

Este ano sou eu quem anda a dar o litro. Vamos lá a ver se me aguento nas canetas :\

Spark disse...

Só vai ser exibido em Lx e no Porto como digo no post, por isso não estas com muita sorte. :(
Sinceramente também não percebo porque só em Lx e Porto, mas ok!!

Unknown disse...

Pena. Espero pelo DVD.

Acho que é mesmo para não arriscarem salas vazias. Vamos lá a ver se o MyZonCard vinga no final da mega-batalha jurídica... a ver se as salas pululam de gente e os filmes rodam.!