quarta-feira, 6 de maio de 2009

Quatro? de Enki Bilal

Chega finalmente às lojas o fim do ciclo da história que Enki Bilal iniciou com “O Sono do Mostro”, “32 de Dezembro” e “Encontro em Paris”. Inicialmente era para ser uma trilogia, mas que se estendeu por quatro volumes.
O Sérvio Bilal consegue assim por o fim a uma viagem iniciada em 98, onde envolve três órfãos do conflito de Sarajevo, de 1993, espalhados pelo mundo: Leyla Mirkovic, Nike Hatzfeld e Amir (casado com Sacha). O enredo futurista, situado em 2026, envolve vários eventos da antiga Jugoslávia e a memória individual e colectiva dos personagens.

"O sono do monstro quer dizer muita coisa. Em primeiro lugar, o monstro que dorme em cada um de nós. E não posso deixar de considerar monstruoso e aberrante que alguém se torne o assassino do seu vizinho simplesmente porque soube que não são ambos da mesma etnia. Projectado à escala planeta, isso significa: 'Vocês não pensam como eu, por isso mato-vos...'Imaginemos que se leva até ao extremo um pouco do que se vê por toda a parte, que se puxa ao limite a ascensão dos sectarismos, das máfias, da intolerância… chegar-se-á fatalmente a um mundo bipolar. É esse um pouco o tema do álbum em que, de uma assentada, uma ditadura espiritual se transforma num monstro de intolerância à escala do planeta, contra o pensamento, o conhecimento e a memória..." Enki Bilal

Podem encontrar o quarto volume na loja do Jornal Publico (Edições ASA) por 14€ e na Fnac podem adquirir os quatro volumes.

Site de Enki Bilal.

2 comentários:

roserouge disse...

Eu adoro Enki Bilal, tenho-os quase todos. Há um que leio de vez em quando "A Caçada", conheces? E ainda hoje estive com esse livro na mão! Boa, boa!

Spark disse...

"A Caçada" é mto bom! :)

Também tenho uma colecção consideravel dele, e acho que esta colecção é mto boa e que vale mto a pena.

Bj