sexta-feira, 24 de julho de 2009

Le Voyage Dans la Lune (1902)

Num momento em que celebramos os 40 anos da chegada do primeiro homem à lua, achei apropriado passar este clássico do cinema.

“Le Voyage dans la Lune” foi baseado nos romances “From the Earth to the Moon” de Julio Verne e “The First Men in the Moon” de H. G. Wells.
Em 1902, o francês George Méliés realizou e produziu aquele que é considerado um dos primeiros filmes de ficção científica.
O filme teve para época um orçamento astronómico de 10.000 Francos e foi extremamente bem sucedido. As técnicas cinematográficas utilizadas foram absolutamente geniais. A sobreposição, a fusão e a exposição múltipla de imagens, o elenco bem caracterizado e os inovadores efeitos especiais, que incluem o icónico tiro da cápsula lunar no olho da lua, tornam este filme um dos mais prestigiados da história do cinema e nomeado entre os 100 melhores filmes do século XX, por The Village Voice.

Sinopse:

O filme narra a história de um grupo de cinco astrónomos que viajam à Lua numa cápsula lançada por um canhão gigante, onde são capturados pelos alienígenas. Contudo, conseguem escapar e retornam salvos à Terra.


3 comentários:

A Respigadeira disse...

:-D
É um dos "meus" filmes! Adoro! É incrível como a imaginação é soberba!

Beijinhos

elsafer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
elsafer disse...

nunca tinha tido a oportunidade de ver esta curta-metragem ... é interessante observar os pormenores das cenas e perceber as perspectivas que o homem tinha , ou ainda tem , sobre " colonização da lua " , sobre os " territórios " que desconhece.
e claro, não faltando o "colorido" das assistentes , que tal como hoje, compõem sempre o cenário ( quase me fez lembrar as assistentes que acompanham a apresentação dos novos modelos nos Salões de automóveis )
boa dica ...