sexta-feira, 27 de maio de 2011

Frankenstein (1910)

Esta foi a 1ª adaptação cinematográfica de “Frankenstein” do romance de Mary Shelley. Curta-metragem de 12 minutos, foi filmada em 3 dias, escrita e dirigida por J. Searle Dawley e produzida pelo Edison Studios, em Bronx, Nova Iorque, no ano de 1910.
No inicio houve boatos que seria Thomas Edison o escolhido para produzir o filme, mas que rejeitou devido a não trabalhar drirectamente para Edison Studios. Há muito tempo que acreditava-se que este filme estava perdido, devido ter sido banido por ser considerado “profano” pela censura norte-americana. Só nos anos 50 é que o colecçionador Alois F. Dettlaff adquiriu um lote de filmes antigos, descobrindo depois esta reliquia. Foi depois nos anos 70 que Dettlaff revelou ao mundo esta obra, numa cópia de 35mm. É importante também referir, que esta curta fez no dia 18 de Março do ano passado, 100 anos.


Em 2003, esta curta-metragem ainda foi adaptada para banda desenhada a preto e branco e sem diálogos, com 40 páginas, escrita por Chris Yambar e desenhada por Robb Bihun, que a intitularam de “Frankenstein’s Edison 1910″. O filme conta com a participação de Augustus Phillips, Charles Ogle e Maria Fuller.

Sinopse:

Um Jovem estudante de medicina pensa ter criado uma criatura exemplar, mas na realidade ele concebeu um monstro.

Sem comentários: