sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Metropolis (1927)

É uma obra-prima do cinema, que praticamente serviu de base para todos os filmes ficção científica. É um dos meus filmes favoritos, onde me impressionou pelos cenários e os efeitos especiais, mas sobretudo pelo argumento, que é genial.
Metropolis” é um filme alemão, realizado pelo austríaco Fritz Lang, que foi para a época a produção mais cara do cinema europeu. É considerado um dos grandes expoentes do expressionismo alemão.
O filme tem como principal tema a critica à vida industrial dentro dos centros urbanos, questionando a importância da vida humana perdida um pouco no tempo. Passados quase 85 anos, o filme consegue estar surpreendentemente atual.
Um facto curioso é que Hitler ficou absolutamente fascinado pela grandiosidade do filme, chegando mesmo a abordar Lang para que ele fizesse filmes para o partido nazista. Thea Von Harbou, a sua esposa, ficou entusiasmadíssima com o projecto, mas Lang recusou a proposta de Hitler e invadiu-se para Paris, onde depois produziu alguns filmes de conteúdo anti-nazista.

Sinopse:

Em 2026 na cidade modelo de Metropolis, os seres humanos estão divididos em duas castas: os poderosos que moram na superfície e os trabalhadores que vivem nos subterrâneos sufocantes da cidade, trabalhando até a exaustão nas máquinas que fazem Metropolis funcionar. Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), filho do dirigente Joh Fredersen (Alfred Abel), que controla Metropolis, vive tranquilamente até conhecer a vida dos operários que moram e trabalham na cidade subterrânea. Freder revolta-se com a filosofia e atitudes do pai contra os trabalhadores, passando a viver nos subterrâneos e apaixonando-se por Maria, uma operária que tenta apoiar de forma pacífica seus companheiros contra os maus tratos a que são submetidos, rejeitando o uso da violência. Tendo recebido a notícia que o cientista da cidade, havia desenvolvido um robô que iria eliminar a mão-de-obra humana, pois além de ser mais eficaz nunca iria se cansar ou cometer erros. Fredersen manda o cientista dar ao robô a aparência de Maria com o intuito de infiltra-lo entre os trabalhadores para semear a discórdia, destruindo a confiança que sentem pela companheira e incitar uma revolta. Quando eles o fazem, os resultados são catastróficos.

Um filme completo, que vos aconselho a ver.

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma verdadeira obra-prima!

Cumprimentos

Manuela disse...

Um dos meus favoritos de sempre. Excelente artigo!;)

bjs