segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Zola Jesus “Conatus”

Durante o ano passado fomos presenteados com o enigmático “Stridulum II”, um disco que seleccionei como um dos melhores de 2010, e que colocou Zola Jesus numa das jovens compositoras mais interessantes e talentosas destes últimos anos. Autodidacta e muito produtiva, segue-se mais um novo capítulo, “Conatus”, que a definição filosófica do nome indica: a determinação de continuar.
Produzido por Brian Foote e Nika Roza Danilova (Zola Jesus), “Conatus” é um grande salto na produção de instrumentação e na música. Temas elegantes e ricos, deixando de vez as canções mais ruidosas (noise e o lo-fi), do primeiro registo – The Spoils – para um som mais limpo e sedutor do synthpop e do dark-wave. Continua predominante a sua voz indomável, o ambiente sombrio e as letras sensíveis, numa sonoridade agora mais requintada e inovadora.
A destacar neste disco o single “Vessel”, com ambientes mais industriais a recordar os Cold Cave. O impulso do synthpop de “Seekir”, “Shivers” ou da sedutora “Hikikomori”, indo ao encontro de “Ixode”, com ambientes vocais a lembrar Elizabeth Fraser. A deprimente, mas fantástica “Lick the Palm of the Burning Handshake”, e ainda, a melancólica “Skin”, acompanhada pelo um piano amargurado e pela voz dramática de Zola.
“Conatus
” faz assim um dos álbuns mais comoventes e misteriosos, lançados durante este ano.

Tracklist:

01. Swords
02. Avalanche
03. Vessel
04. Hikikomori
05. Ixode
06. Seekir
07. In Your Nature
08. Lick the Palm of the Burning Handshake
09. Shivers
10. Skin
11. Collapse

Zola Jesus “Conatus” (Sacred Bones Records) – 8/10

Gravado no México, deixo o vídeo “Vessel”, produzido por Jacqueline Castel.



E para audição o single “Hikikomori”.

1 comentário:

Luis Baptista disse...

Sem duvida a ouvir com muita atenção.
Abraço.