segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Rádio Macau “O Elevador da Glória”

Este é sem dúvida um registo português marcante e talvez aquele em que os Rádio Macau conseguiram ganhar mais notoriedade.
Referido mais elementar que os dois discos anteriores, “O Elevador da Glória” conseguiu alcançar um sucesso comercial bem aprazível, principalmente devido aos singles “O Elevador da Glória”, “Cidade Fantasma” e “O Anzol”, três temas clássicos da banda de Algueirão.
Xana, uma voz incomparável e uma figura marcante na minha adolescência, e Flak um dos melhores compositores portugueses, construíram uma discografia exemplar e de grande qualidade, por isso não entendo o insuficiente número de álbuns da banda nas lojas e a escassa informação do grupo na internet. É difícil compreender alguma desatenção a bandas portuguesas tão relevantes como os Rádio Macau, que na minha opinião deveria ser mais compensadora.
“O Elevador da Glória” chegou às minhas mãos pela primeira vez em K7, adquirindo mais tarde o vinil numa feira de discos usados a um preço bem atractivo. Para além dos singles que já referi atrás, “O Holandês Voador”, “O Homem a quem chamaram Cavalo” ou “Os Quiromantes”, são também músicas a tomar consideração.

“Sintonizaram-se de imediato na música portuguesa com a sua frequência alternativa (…) Estávamos em 1980 e Xana iria transformar-se na primeira voz feminina com consistência alternativa no rock que então eclodia em Portugal. A seu lado Flak e Alex, no papel de cúmplices inseparáveis (…)
– Pedro Teixeira

Rádio Macau “O Elevador da Glória” (EMI/Valentim de Carvalho_1987)

Recordo o single “O Elevador da Glória”, um dos temas mais emblemáticos da banda.

8 comentários:

elsafer disse...

bem presente no baú ...

sabe bem ...

Spark disse...

Sabe. Sabe mto bem recordar os Rádio Macau.

Bj

elsafer disse...

fazem parte de momentos bonitos ...

continuo a por cá passar e deixar as minhas pinceladas ... menos frequente , mas sem esquecer .

;-)

Spark disse...

É bom ter-te por aqui. :)

Luis Baptista disse...

Era bom vê-Los passados quase 30 anos e realmente vão ter um ano em cheio.
Abraço

Spark disse...

Sei que estás a falar dos Killing Joke :) Tb espero que sim, que decidam vir, e não em festivais.

Luis Baptista disse...

Sorry...
Abraço.

Anónimo disse...

alguém com esse cd pra venda? :)
fernando.campus@gmail.com