sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Larry Semon "The Show"

Actor, produtor e realizador no período do cinema mudo, Larry Semon nasceu nos Estados unidos, no estado do Mississípi, no ano de 1889.
Para além das suas curtas, Semon ficou principalmente reconhecido pela actuação (de espantalho) e produção da longa-metragem ainda sem som, Wizard of Oz (1925). Também ficou conhecido por ter participado nos filmes de Stan Laurel e Oliver Hardy (Laurel e Hardy), ainda antes de estes trabalharem juntos.
O seu trabalho foi considerado pelo público, superior ao de Buster Keaton e de Harold Lloyd, perdendo simplesmente por Charlie Chaplin. Conhecido pelo seu rosto pintado de branco e o seu sorriso, o seu percurso foi bastante apreciado e respeitado, sendo um dos actores da altura, mais bem pagos e populares. A sua carreira também foi marcada pelos seus problemas pessoais e principalmente pela sua falência monetária, devido a dinheiro gasto indevidamente. Devido a esses problemas foi hospitalizado com um colapso nervoso, morrendo pouco tempo depois aos 39 anos, em 1928, com uma pneumonia e tuberculose.

Exibo aqui a curta “The Show” de 1922, produzido e protagonizado por Larry Semon, e que conta com a participação de Oliver Hardy.

Sem comentários: