sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

The Man with a Camera (1929)

Produzido no estúdio ucraniano VUFKU em 1929, pelo russo Dziga Vertov, “The Man with a Camera” (Chelovek s kinoapparatom), é um dos mais importantes documentos do cinema, sobretudo pela variedade de técnicas exibidas. Num estilo avant-garde, Vertov inventou, implantou e desenvolveu, tudo muito pensado ao pormenor, a transição de um simples fotograma, a complexa disposição narrativa mantendo a ideia poética são, por si sós, uma lição de cinema.
Filmando o quotidiano de algumas cidades russas como Moscovo ou Odessa, desde o amanhecer ao anoitecer, do nascimento à morte, com impressionantes imagens editadas num género experimental, quase vanguardista.

Grande marco do cinema soviético do período Lenin. “The Man with a Cameraé o mais puro exemplo da ruptura total do cinema com a literatura e a dramaturgia, uma autêntica iniciação aos segredos da linguagem cinematográfica. Dziga Vertov, o artista preferido do governo soviético, criou o Kino-Pravda (Cine-Verdade) e o Kino-Glaz (Cine-Olho), novos conceitos para captação da realidade, formatada dentro de uma montagem visionária que influenciaria o cinema do Pós-Guerra. As imagens são deslumbrantes e de grande impacto visual. Sem dúvida um dos filmes mais importantes de todos os tempos. A trilha sonora é composta e conduzida pela Alloy Orchestra, seguindo as instruções escritas por Dziga Vertov.

Sem comentários: