sexta-feira, 1 de março de 2013

Charlie Chaplin “The Kid”

Forte em emoções, “The Kid” (1921), foi a primeira longa-metragem realizada por Charlie Chaplin, pelo estúdio First Nacional.
Chaplin junta-se e casa-se imprudentemente com Mildred Harris, a sua primeira mulher, no início de julho de 1919, que originou o nascimento de um rapaz que acabaria por morrer três dias depois. O comediante entra num estado traumático, devido a todo esse acontecimento repentino. Depois do funeral do seu filho, começa a pensar na produção de um novo filme, mesmo ressentido alguma escassez na criatividade. Após algumas audições para encontrar uma criança de sexo masculino, Jackie Coogan foi o rapaz que conquistou Chaplin por conseguir imitar e fazer todos os seus gestos. Coogan de apenas quatro anos era então o seu parceiro no próximo filme, que durou 9 meses a realiza-lo.
Após a separação com Mildred, Chaplin ruma a Nova Iorque com toda a sua equipa de trabalho, com receio que a sua ex-mulher lhe rapinasse o filme, que foi depois concluído.
The Kid” estreou-se nos cinemas em fevereiro de 1921, que teve um enorme sucesso, sendo hoje considerado um dos melhores filmes da carreira de Chaplin. Carregado de emoções foi muito importante criar uma banda sonora adequada para esse efeito. Chaplin baseou-se na 6a Sinfonia de Tchaikovsky, para ele próprio desenvolver uma banda sonora que a imagem e a música se contemplassem. O resultado final foi perfeito, e por isso The Kid” é hoje um filme de culto!

Ao sair do Hospital de Caridade com o seu recém-nascido nos braços, uma mulher sem meios para o sustentar, deposita o bebé dentro de um carro que vê estacionado e foge com o intuito de se suicidar. Mas o carro é roubado e depois de várias peripécias, um vadio (Charlie Chaplin), fica com ele. Cinco anos depois, criou-se uma forte relação entre ambos e a criança ajuda o vadio a conseguir dinheiro em vários trabalhos. Mas a vida da mãe da criança deu uma volta e esta é agora uma rica cantora de ópera e tenta por todos os meios reencontrar o seu bebé perdido. Até que um dia, se cruzam na rua… 

Sem comentários: