segunda-feira, 4 de março de 2013

Madness “Prince”


Nascia em Inglaterra uma das bandas mais importantes do movimento mais rebelde do ska (2 Tone), iniciado no final da década de 70.
Os Madness formavam-se em Londres, no ano de 1976, por Mike Barson (Monsieur Barso), Chris Foreman (Chrissy Boy) e por Lee Thompson (Kix). Um pouco mais tarde juntava-se a estes, John Hasler e Cathal Smyth (Chas Smash), e no ano seguinte o vocalista Dikron Tulane. Esta formação durou até meados de 77, entrando Graham McPherson (Suggs) como vocalista principal e sai Thompson e Chas, sendo este último substituído por Gavin Rodgers. Devido a alguns conflitos com Suggs pela sua falta de disciplina, que originou a sua expulsão, regressa em 78 definitivamente, tal como Thompson, que resolve os seus conflitos com Barson.
A banda que no início tinha o nome de Morris and the Minors, altera para Madness, uma das músicas do músico jamaicano Prince Buster. Em 79, Chas Smash retrocede à banda, sendo assim o sétimo e o último membro.
Lee Thompson compõe “Prince”, o que seria primeiro single lançado pelo selo 2 Tone de Jerry Dammers, também membro dos The Specials. A música causou uma grande surpresa nos tops ingleses, incentivando a banda acompanhar os The Specials e os The Selecter em vários concertos, que viriam depois a gravar o seu primeiro resisto. “One Step Beyond…” era lançado pela Stiff Records em outubro de 1979, obtendo um enorme sucesso, permanecendo 37 semanas nas tabelas inglesas, subindo ao segundo lugar. One Step Beyond…” e “My Girl” eram os singles que sucediam a “Prince”. Dave Robinson, o patrão da Stiff Records impôs que fosse lançado mais singles, mas a banda discordou, originando no ano seguinte o lançamento do EP “Work Rest and Play”, que continha "Night Boat to Cairo" e mais três novos temas. Nesse mesmo ano, 1980, era editado o segundo trabalho de longa duração dos Madness, “Absolutely”, conseguindo mais uma vez fascinar o público, mesmo que a crítica o apontasse como menos entusiasmante do que o anterior. “Baggy Trousers" e "Embarrassment", faziam parte do leque dos êxitos desse disco.
Em 81 saia “7”, desviando-se um pouco da sonoridade dos discos anteriores, mesmo assim, foi bem colhido pelos seus fãs. Mais para os finais de 81, mostravam um novo single, "It Must Be Love", música original de Labi Siffre.
“The Rise & Fall era lançado em 82, que incluía o single "Our House". Seguia-se em 84 “Keep Moving”, o último registo a sair pela Stiff Records, ganhando apreciações muito positivas, principalmente pela Rolling Stone, que desde “Absolutely” tinha vindo a fazer anotações mais negativas.
Barson decide abandonar o grupo em 83, que foi substituído por Steve Nieve, e era lançado “Mad Not Mad” (85). Devido à desagregação dos Madness, Suggs, Lee Thompson, Chris Foreman e Cathal Smyth, recriam a banda inserindo “The” ao nome. Surgia em 88, “The Madness”, e após o fracasso deste registo, os músicos actuais resolvem separar-se.
Suggs segue por um caminho a solo, e Lee Thompson e Chris Foreman formam os The Nutty Boys.
Os membros originais resolvem reunir-se em 92 para dar diversos concertos, devido à compilação “Divine Madness”. Após varias reuniões, a banda resolve trabalhar num novo álbum, e é lançado em 99, “Wonderfull”, conquistando de novo o público. Em 2005 lançam o primeiro disco de covers - The Dangermen Sessions, Vol. 1 – e em 2009 editam um novo trabalho de originais dez anos depois de “Wonderfull”. “The Liberty of Norton Folgate” conquistava por completo a crítica, sendo descrito como “o álbum mais sofisticado e gratificante da carreira dos Madness.
Em 2012, é apresentado o 10º registo de originais dos Madness - Oui Oui Si Si Ja Ja Da Da - adquirindo uma nota favorável pela maioria da crítica.

Recordo desta magnífica banda o seu primeiro single - “Prince”.

Sem comentários: