Os
Madness formavam-se em Londres, no ano de 1976, por Mike Barson (Monsieur
Barso), Chris Foreman (Chrissy Boy) e por Lee Thompson (Kix). Um pouco mais tarde juntava-se
a estes, John Hasler e Cathal Smyth (Chas Smash), e no ano seguinte
o vocalista Dikron Tulane. Esta formação durou até meados de 77, entrando
Graham McPherson (Suggs) como vocalista principal
e sai Thompson e Chas, sendo
este último substituído por Gavin Rodgers. Devido a alguns conflitos com
Suggs pela sua falta de disciplina, que originou a sua expulsão, regressa em 78
definitivamente, tal como Thompson, que resolve
os seus conflitos com Barson.
A banda que no início
tinha o nome de Morris and the Minors, altera para Madness, uma das músicas do
músico jamaicano Prince Buster. Em 79, Chas Smash retrocede à banda, sendo assim
o sétimo e o último membro.

Em 81 saia “7”, desviando-se um pouco da sonoridade dos
discos anteriores, mesmo assim, foi bem colhido pelos seus fãs. Mais para os
finais de 81, mostravam um novo single, "It Must Be Love", música original de Labi Siffre.
“The Rise & Fall”
era lançado em 82, que incluía o single "Our
House". Seguia-se em 84 “Keep Moving”, o
último registo a sair pela Stiff Records, ganhando apreciações muito positivas,
principalmente pela Rolling Stone, que desde “Absolutely” tinha vindo a fazer anotações
mais negativas.
Barson decide abandonar
o grupo em 83, que foi substituído por Steve Nieve, e era lançado “Mad Not Mad”
(85). Devido à desagregação dos Madness, Suggs, Lee Thompson, Chris Foreman e Cathal Smyth, recriam
a banda inserindo “The” ao nome. Surgia em 88, “The Madness”, e após o fracasso
deste registo, os músicos actuais resolvem separar-se.
Suggs segue por um
caminho a solo, e Lee Thompson e Chris
Foreman formam os The Nutty Boys.
Os
membros originais resolvem reunir-se em 92 para dar diversos concertos, devido
à compilação “Divine Madness”. Após varias reuniões, a banda resolve trabalhar
num novo álbum, e é lançado em 99, “Wonderfull”, conquistando de novo o
público. Em 2005 lançam o primeiro disco de covers - The
Dangermen Sessions, Vol. 1 – e em 2009 editam um novo trabalho de originais dez
anos depois de “Wonderfull”. “The Liberty of Norton Folgate” conquistava por
completo a crítica, sendo descrito como “o álbum mais sofisticado e gratificante
da carreira dos Madness.”
Em 2012, é apresentado
o 10º registo de originais dos Madness - Oui Oui Si Si Ja Ja Da Da - adquirindo
uma nota favorável pela maioria da crítica.
Recordo desta magnífica banda o seu primeiro single
- “Prince”.
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