sexta-feira, 5 de junho de 2009

“Bolero” de Maurice Ravel (Animação)

Existe recordações que nos perseguem para sempre, que por vezes é inevitável não falar delas.
Lembro-me nos meados dos anos 80 ver uma animação ao som de “Bolero” de Ravel, e que fiquei completamente especado frente à televisão.
É esse momento que quero partilhar com vocês e que percebam a razão por me ter fascinado tanto.
O italiano Bruno Bozzeto foi o autor responsável por esta animação, elaborada em 1977. É baseada na evolução do ser vivo, sempre recorrendo ao som da música clássica de Ravel, que é brilhante. Por fim vemos uma mistura de imagem e de som, completamente perfeita.
Espero que apreciem.

Parte 1



Parte 2

5 comentários:

elsafer disse...

tive o prazer de ver em grande ecran ... já não me lembrava como ela é tão sensual ... permitindo interpretações fantásticas , como a que é apresentada

Diogo C. disse...

Olha o Bozzeto. Conheces o Allegro Non Troppo? Um dos meus filmes de animação favoritos. Com segurança. ;)

Spark disse...

LN, por acaso ainda n vi o filme completo, ainda não tive a oportunidade de o encontrar. :( Mas acredito que seja mto bom! :)

Abraço

Aprendiz disse...

Eu tive a sorte de ver esta animação por duas vezes sempre na RTP1 da última vez gravei-a. Está hoje em péssimo estado poque my god aquela fta deu uma ou duas voltas oa mundo :)
Hoje numa pesqusa dei com o seu Blog e maravilhanão só encontreio Bolero como todos os outros que fizeram então parte de "uma tarde de cinema"
Obrigada por ter partilhado
Graç

Spark disse...

Aprendiz, obrigado pelo comentário :)
A primeira vez que vi esta animação tb foi na RTP1, que me marcou. Tentei mais tarde investigar onde tinha sido retirada esta animação, descobrindo que tinha sido de “Allegro Non Troppo" (1977), onde havia mais 6 vídeos, incluindo este. É magnifico!! Se tiveres interessado, podes tb ver este: http://sparkuberalles.blogspot.com/2010/12/allegro-non-troppo-sibelius-valzer.html

Espero ainda postar aqui os restantes vídeos. :)

Um abraço